Neste conteúdo, vamos te explicar de uma vez por todas sobre o que é e como funciona o salário-maternidade, garantia prevista pela legislação trabalhista brasileira para as trabalhadoras que estejam grávidas. 

Este benefício visa proteger a mãe e o bebê durante o período de gestação e pós-parto, garantindo a elas tranquilidade e segurança financeira. 

O que é o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) às trabalhadoras que estejam grávidas. Este valor é pago durante o período de licença maternidade, que é de 120 dias para parto normal e de 180 dias para parto cesáreo.

Como funciona o salário-maternidade?

O funcionamento do salário-maternidade é bastante simples. A trabalhadora deve comprovar a gravidez, fazendo uma perícia médica, e preencher uma série de requisitos estabelecidos pela legislação. Depois disso, basta aguardar o pagamento, que é feito pelo INSS.

Quem tem direito ao salário-maternidade?

Muitas mulheres que buscam entender o que é e como funciona o salário-maternidade, querem saber quem tem direito a receber este benefício. 

Todas as trabalhadoras registradas em carteira, incluindo as autônomas, têm direito ao salário-maternidade. No entanto, é preciso atender a alguns requisitos, como ter contribuído para o INSS por, pelo menos, 12 meses nos últimos 36 meses antes da data de início da licença maternidade.

Outros benefícios relacionados ao salário-maternidade

Para quem quer informações sobre o que é e como funciona o salário-maternidade, também é interessante saber que existem, além do salário-maternidade, outros benefícios previstos para as trabalhadoras grávidas. São eles:

  • Licença maternidade remunerada: Este benefício é concedido pelo período de 120 dias para parto normal e 180 dias para parto cesáreo, durante o qual a trabalhadora tem direito a receber o salário-maternidade;
  • Auxílio creche: é um benefício pago a trabalhadoras que precisam deixar seus filhos em creche ou berçário para trabalhar. Este valor é pago até que o bebê complete 1 ano de idade;
  • Licença paternidade: é um período de 5 dias de licença remunerada para o pai, para que ele possa ajudar a cuidar do bebê recém-nascido.

Qual é o valor do Salário Maternidade?

Vale a pena discutir, neste conteúdo sobre o que é e como funciona o salário-maternidade, sobre o valor do salário-maternidade que é de 100% do salário da trabalhadora, limitado a um teto máximo estabelecido pelo INSS.

A trabalhadora grávida pode trabalhar durante o período de licença maternidade?

Esta também é uma dúvida corrente nas pessoas que buscam entender o que é e como funciona o salário-maternidade. A resposta é que não, durante o período de licença maternidade, a trabalhadora não pode exercer suas atividades profissionais, para garantir a saúde e a integridade dela e do bebê.

É preciso contribuir com o INSS para ter direito ao salário-maternidade?

Assim como explicamos anteriormente, é preciso ter contribuído para o INSS por, pelo menos, 12 meses nos últimos 36 meses antes da data de início da licença maternidade para ter direito ao Salário Maternidade.

Fale com quem entende do assunto!

Agora que você já leu este conteúdo sobre o que é e como funciona o salário-maternidade, se você segue com dúvidas ou está enfrentando algum problema em relação ao salário-maternidade, é importante consultar um advogado especializado neste assunto. 

Este é um importante benefício para as trabalhadoras grávidas, que precisam de proteção e tranquilidade durante o período de gestação e pós-parto. É um direito garantido por lei e tem como objetivo proteger a mãe e o bebê, garantindo-lhes segurança financeira. Se você é uma trabalhadora grávida, conheça todos os seus direitos e não hesite em buscar informações e orientações. 

Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado, você entra em contato com a equipe do escritório de advocacia Hermínio e Faria.