Quer saber quem tem direito à aposentadoria por idade? Neste conteúdo vamos te explicar todos os detalhes sobre este tipo de aposentadoria, quem tem direito e como solicitar. 

Primeiramente, é importante saber que este tipo de aposentadoria é uma modalidade de previdência que permite que trabalhadores se aposentem a partir de uma determinada idade, sem a necessidade de comprovação de tempo de contribuição. No entanto, para ter direito a essa modalidade de aposentadoria, é preciso atender a alguns requisitos previstos em lei.

Quais as regras para aposentadoria por idade?

 

No Brasil, quem busca saber quem tem direito à aposentadoria por idade, também pode querer saber sobre as regras para ter direito. As regras para a aposentadoria por idade variam de acordo com o regime previdenciário ao qual o trabalhador está vinculado. 

A seguir, detalhamos algumas regras para a aposentadoria por idade para os diferentes regimes previdenciários. São eles:

Previdência Social

Os homens podem se aposentar aos 65 anos e as mulheres podem se aposentar aos 62 anos. No entanto, essas idades estão em processo de reajuste e atualmente se encontram em discussão legislativa, já que o projeto de reforma da previdência deve elevar essas idades para se aposentar. 

Além da idade mínima, é necessário estar contribuindo regularmente para o INSS e não pode ter pendências com a Justiça Eleitoral ou com débitos previdenciários.

Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

Os trabalhadores do setor público têm regras diferentes para a aposentadoria por idade. Dependendo do regime previdenciário ao qual o trabalhador está vinculado, é necessário ter uma idade mínima (que pode ser de 55 anos para homens e 50 anos para mulheres) e, geralmente, pelo menos 30 anos de contribuição para o RPPS. Além disso, é preciso cumprir os requisitos exigidos pelo plano de previdência do ente público em questão.

Regime Geral de Previdência Social (RGPS)

Os trabalhadores rurais têm regras diferentes para a aposentadoria por idade. A idade mínima para se aposentar é de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Além disso, é preciso comprovar que exerceu atividade rural de forma contínua e ininterrupta por pelo menos 15 anos, no período entre os 16 e os 65 anos de idade.

É importante destacar que, para ter direito à aposentadoria por idade, é preciso cumprir todos os requisitos previstos em lei, inclusive no que diz respeito à contribuição para a previdência. 

Pode trabalhar após a aposentadoria por idade?

Além de entender quem tem direito à aposentadoria por idade, também é importante saber que é plenamente possível trabalhar após a aposentadoria por idade, desde que não haja nenhuma proibição legal ou contratual.

No caso da aposentadoria por idade, prevista pela Previdência Social, não há restrições quanto à possibilidade de o aposentado continuar trabalhando e recebendo sua aposentadoria simultaneamente. O aposentado pode continuar contribuindo para a previdência e, se quiser, pode continuar trabalhando normalmente, sem precisar pedir a suspensão do benefício.

Já no caso dos regimes próprios de previdência social, cada ente tem sua regra, alguns permitem trabalhar e continuar recebendo a aposentadoria, enquanto outros não permitem. É importante verificar junto à previdência do órgão que o trabalhador pertence.

Além disso, é possível que existam limitações contratuais ou legais em relação a certas atividades profissionais, dependendo do tipo de trabalho, e que pode impedir o trabalhador de continuar a exercê-las após a aposentadoria.

É sempre importante consultar as regras e requisitos aplicáveis no seu caso específico para evitar problemas futuros e garantir que você esteja cumprindo todas as exigências legais.

Converse com um advogado que entende do assunto

Se mesmo após este conteúdo você ainda tiver dúvidas sobre quem tem direito à aposentadoria por idade, não perca tempo quebrando a cabeça com este assunto. Encontre um advogado que seja especializado neste assunto e tenha seus direitos assegurados.

Preenchendo o formulário abaixo você entra em contato com a equipe do escritório de advocacia Hermínio e Faria.